Tomai toda a armadura de Deus

(Efésios 6.11-19) Paulo quando escreveu Efésios estava preso com um soldado romano por perto.

Prepare-se para a batalha: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.

Estende a mão e pega: Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.

01. Cinto da verdade
*Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade. O que é a verdade? Quanto custa a verdade? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - (João 14.6) Será que a verdade é uma pessoa? Será que toda a armadura de Deus é sustentada por essa verdade? E a verdade falada, e a verdade vivida, faz parte dessa armadura? Já pensou estudar sobre a verdade sobre a verdade na biblía. Faça isso!

02. Couraça da justiça
*E vestida a couraça da justiça. Grande é a necessidade de proteção para o peito. Como está a integridade do seu caráter? Em primeiro lugar, justificação é uma obra feita por Deus, ele pega a justiça de Cristo e imputa em nós e somos vistos justos diante dele, mas há uma justiça praticada, que é exemplificado pela vida de José e Jó.27... Para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. - (Efésios 5.27) 

03Sandálias do evangelho
*E calçando os pés com a preparação do evangelho da paz. Prontidão para falar de Cristo independente do terreno.  Sendo bom ou mau o caminho a percorrer o verdadeiro crente na concepção de Paulo não escolhe terreno. Ele como um soldado destemido encara todo e qualquer obstáculo, como Sadu Sundar Singh o apóstolo dos pés sangrentos, ele em sua jornada cristã nunca encontrou facilidades para pregar o evangelho, mas nunca abandonou sua tarefa.

04. Escudo da fé
*Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Confiança em Deus e na sua palavra. Qual é o maior campo de batalha do cristão? Sem sombra de dúvida é a  "mente". 

Dardos são lançados contra minha mente, e eu com o escudo da fé apago todos eles, porque o escudo era molhado pelos soldados para isso. Eram usados aproximadamente 220 dardos e a bíblia garante que podemos apagar todos eles. Pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas. - (2 Corintios 10.4)

05. Capacete da salvação
*Tomai também o capacete da salvação. Protege a consciênciaÓ Senhor, meu Senhor, meu forte libertador, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha. - (Salmos 140.7) Não importa o calibre das acusações do diabo, o que importa é o que Deus diz sobre você. Se Deus diz que você é filho, então você é filho, se Deus diz que você é justo, você é justo. Você é salvo e ponto final.

06. Espada do Espírito
*E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. O que Jesus usou na tentação do deserto? O que significa para nós a reconstrução dos muros de Jerusalém nos dias de Neemias? O escritor aos Hebreus dizPorque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. - (Hebreus 4.12)

07. Oração
*Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho.

Era costume dos soldados orarem antes das batalhas.  Paulo diz: Orando em todo tempo: Ore em todas as oportunidades. Toda oração e súplica - Ore todo tipo de oração. Petição, ações de graças, intercessão e tantas outras. Vigiando com toda perseverança - Passe muito tempo em oração. A oração abrirá as chaves desvendando os mistérios do evangelho!

Todos os dias você precisará usar essa armadura, porque o diabo não te deixará em paz, ou você aprende a lutar contra ele, ou será frustrado todos os dias da sua vida.



O que fazer em tempos de crise?


Diz em seu coração: Não serei abalado; nunca me verei na adversidade. - (Salmos 10.6)
Texto - Salmos 3.1-8

Três verdades importantes sobre as crises da vida:

                                         a. Nenhuma pessoa está imune as crises.  
                                         b. Toda crise é uma oportunidade para crescermos.  
                                         c. Existem crises que são consequências de nossos erros. 

Crises, o que fazer? Vou usar a Bíblia Viva.

v 1. Deus Deve Ser o Primeiro a Saber Sobre As Suas Crises.  
*Diz o verso primeiro: Ó Senhor como cresceu o número dos meus inimigos! Há muita gente contra mim, querendo me destruir. Não procure o pastor, o padre, a mãe, o pai, o psicologo, o psiquiatra, antes de procurar Deus. Todas essas pessoas podem ajudar, mas só Deus tem uma chave de resposta, para no minimo aliviar as tensões no meio das crises.

v 2. Ignore o Que As Pessoas Estão Dizendo Sobre As Suas Crises.  
*Tantos estão dizendo que Deus não está interessado em me salvar. A melhor maneira de ligar com esse falatório é ignorando essa turma toda. Vão dizer: Pô mais ele não tem Deus, ele não lê a bíblia, não faz isso, não faz aquilo. Como dizia Spurgeon: Cego de um olho, surdo de um ouvido.

v 3. Mantenha Está Verdade Em Mente: Deus Cuida De Você
*Mas o Senhor é o escudo que me protege, a minha glória. O Senhor me faz andar de cabeça erguida. Escudo - Proteção. Glória - Honra.  O que exalta a minha cabeça - Esperança e alegria. Em florença a uma estatua de Maria Madalena aos trapos, mas com a sua cabeça erguida. Cabeça erguida é sinônimo de fé genuína.

v 4. Tenha Convicção Que Deus Sempre Ouve a Tua Oração
*Clamei em alta voz ao Senhor, e ele me respondeu do seu santo monte. Essa oração é uma oração continua e habitual. As respostas de Deus são dadas mais prontamente aqueles que tem o hábito de orar. Clamei: Deus quer ser uma Deus pessoal. Com a minha voz: Deus quer ouvir a tua voz não a de outro.

Um eletricista em treinamento recebeu a ordem se desse algum problema clamasse pelo chefe, mas o problema aconteceu, ele tentou resolver tudo sozinho e o fogo destruiu todo um trabalho de semanas. Clame por Deus, porque ele sabe resolver muito melhor que nós.

v 5. Nunca Perca a Paz Interior, Mesmo Em Momentos Caóticos
*Por isso, posso me deitar tranquilo e dormir em paz. Quando acordo, me sinto seguro, porque o Senhor cuida de mim. Rivotril não está adiantando. Busque a aquela paz que só Deus dá. Um menino brincava no barco que seu conduzia. Uma grande tempestade se formou em volta do barco. Todos preocupados sem saber o que fazer, mas um menino descantava de maneira tão serena. 

Alguém o procurou e desesperado questionou-o: Por que menino você fica aí a dormir, se o barco está quase a ser engolido pelo mar. Ele respondeu: É meu pai que está no comando do barco, e eu confio nele. Você confia no seus pai?

v 6. Fique Firme Lutando e Mantenha a Coragem Diante Das Crises
*Agora mesmo, cercado de todos os lados por milhares de inimigos, não tenho medo! Uma pessoa com Deus forma maioria. "Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena". - (Provérbios 24.10) Coragem não é ausência de medo e sim domínio do medo. Força e números não são nada contra o Deus onipotente. - (Adam Clark)

v 7. Acima De Tudo Continue Orando, Porque Deus é Invencível
*Levante-se, ó Senhor! Salve-me, meu Deus! Fira os queixos dos meus inimigos e quebre os seus dentes. Ferir no queixo é a indicação que os seus inimigos já estão vencidos e quebrar os dentes significa que estão totalmente sem forças. 

v 8. Não Tenha Receio De Declarar Que o Teu Livramento Vem Do Senhor
*A salvação e a vitória pertencem ao Senhor. Ele abençoa o seu povo! Deus devolveu o trono ao rei Davi.

Três palavras resumem o texto

Conflito: Davi não tentou esconder, mas reconheceu que estava em crise. Certeza: Davi aproveitou a crise para afirmar sua confiança no Senhor. Celebração: Davi nunca visualizou a derrota, mas sempre teve diante dos olhos a vitória

Rainha de Sabá - BBC

Tendo a rainha de Sabá ouvido da fama de Salomão, no que concerne ao nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas.

E chegou a Jerusalém com uma grande comitiva, com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e, tendo-se apresentado a Salomão, conversou com ele acerca de tudo o que tinha na coração.

E Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas; não houve nada que o rei não lhe soubesse explicar.
Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, a casa que edificara,

as iguarias da sua mesa, o assentar dos seus oficiais, as funções e os trajes dos seus servos, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou estupefata,

e disse ao rei: Era verdade o que ouvi na minha terra, acerca dos teus feitos e da tua sabedoria.

Contudo eu não o acreditava, até que vim e os meus olhos o viram. Eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi.

Bem-aventurados os teus homens! Bem-aventuradas estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria!

Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel! Porquanto o Senhor amou Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para executares juízo e justiça.

E deu ela ao rei cento e vinte talentos de ouro, especiarias em grande quantidade e pedras preciosas; nunca mais apareceu tamanha abundância de especiarias como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

(1 Reis 10.1-10)

4 Pontos Importantes sobre Salomão e a visita da rainha de Sabá

01. Fama: Uma rainha viajou três meses de camelo para ver e ouvir Salomão. Você tem uma fama, alguém está falando de você nesse exato momento. Dois problemas,um é se estão falando bem, outro é que as pessoas virão nos provar pra ver se é tudo isso mesmo. 

02. Sabedoria: Será que nós temos respostas para as perguntas das pessoas. Um amigo meu viu um post sobre a ira gostou e me pediu para eu fazer um post sobre "de onde viemos e para onde vamos". Salomão foi provado e deixou aquela mulher boquiaberta. "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quanto mais excelente é escolher o entendimento do que a prata!" - (Provérbios 16.16)

Peça sabedoria a Deus que ele dá. "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada". - (Tiago 1.5)

03. Casa edificada: Eu sei que estamos neste mundo só de passagem, mas é sonho de todo brasileiro ter uma casa própria. Pagar aluguel, morar na casa da sogra, deixar a casa se acabar, não passar uma tinta, Precisamos ter o nosso canto e cuidar bem dele. As pessoas querem morar no Tatuapé, na Penha, esses lugares são caros, você precisará fazer escolhas agora para colher resultados no futuro. 

Compre longe, onde ninguém quer. Pinte a casa, troque a torneira, arrume o que precisa ser ajeitado. As visitas sairão de sua casa, dizendo: Nossa, como essa família é organizada, cuidadosa, são pobres, mas são tão ordeiros.

Ela percebeu como Salomão tratava seus empregados. Dizem que quando a rainha chegou na casa de Salomão, ela se deparou com um dos empregados do rei e pensou que era Salomão, tamanho o zelo que ele tinha por todos. Como você tratá seus empregados?

04. Comida: Pare de esconder a comida quando a visita está chegando na sua casa, pare de dar aos outros resto donte. Jogue fora essa comida vencida, pare com isso! Encha sua casa de comida. Salomão deixou a Rainha de Sabá impressionada com a mesa posta. 

Tinha de tudo, carne de ovelha, de vaca, de boi, a mesa era uma fatura só. Deixe de lado esse espirito de mesquinhez, vá no mercado e compre mortadela, pão francês, suco do dia, e quando a visita chegar, ela ficará impressionada, não com a comida, mas com sua boa vontade e respeito por ela.

Tire essas uvas de plastico de cima da mesa e encha sua casa de comida.

Documentário muito bom principalmente quando estamos com a bíblia na mão e conjecturando dentro de nós o que pode e o que não pode ser verdade.