Pena de morte - Justiça que vem do céu

A Bíblia é contra a impunidade e contra o desrespeito a vida. - (F. Solano Portela Neto)


Pena De Morte Não É Um Conceito Novo. "Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem à sua imagem". - (Gênesis 9.6)

Paulo Reconhece Que Existiam Crimes Dignos De Morte"Os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam". - (Romanos 1.32

Paulo Nos Informa Que Não Oferecia Resistência Ao Recebimento Da Pena De Morte"Se, pois, sou malfeitor e tenho cometido alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas se nada há daquilo de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César". - (Atos 25.11

Paulo Reconhece Que Alguma Autoridade Possuía O Direito De Condenar Alguém Á Morte"Porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a ESPADA; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal". - (Romanos 13.5

John Macarthur - Espada simboliza o direito do governo em castigar os transgressores  especialmente aplicar a pena de morte. 

João Calvino - Se ao armar o magistrado o Senhor confiou-lhe também o uso da espada, então, ao punir o culpado com a morte ele não faz outra coisa senão obedecer a Deus no exercício de sua vingança. 

John Stott - Outra coisa que ele escreve é que o juiz não porta espada sem motivo. "Já que a palavra referente a "espada" (machaira) já ocorreu antes na epístola, indicando morte. (8.35) e uma vez que foi usada no sentido de execução, parece claro que Paulo a utiliza aqui como simbolo de punição capital.

John Murray - A espada é frequentemente associada á morte, como instrumento de execução; excluir seu uso para tal propósito; nesta instância, seria algo tão arbitrário quanto defender um conceito que possui todas as evidencias em contrário. 

Jesus Não Contesta A Pena De Morte, Mas A Considera Legitima"Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem". - (João 19.11

"Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão". - (Mateus 26.52)

R. N. Champlin - Essas famosas palavras de Jesus são definitivamente contrárias a violência, em principio. Jesus apresenta um julgamento de valor, dizendo que a violência é uma ação  que precisa ser reprimida, rejeitada e eliminada.

"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor". - (Romanos 12.19)

A pena de morte é o exercício da não vingança, a bíblia não me dá respaldo para eu comprar uma ponto 40 e colocá-la na cinta para me defender. O Estado é que tem essa responsabilidade de exercer justiça e defender a causa das pessoas de bem.

"Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos". - (Apocalipse  13.10)

Não São Poucos Os Teólogos Que Entendem A Pena De Morte Como Algo Legitimamente Bíblico. "O ponto focal da discussão, do ponto de vista do crente, não é se a pena de morte serve ou não para diminuição da criminalidade. Deus não instituiu apenas para ser um "freio" com relação aos crimes. Ele a comanda porque a vida humana é sagrada. A vida é de sua propriedade e o poder de tira-la pertence a ele. Quando uma pessoa tira a vida de alguém ele está assumindo o lugar de Deus...Quando as pessoas se opõem à pena de morte com bases "humanitárias", estão na realidade minimizando a Deus e seus mandamentos, sujeitando-o ao raciocínio humano. Estes degradam a vida, pois a consideram tão sagrada quanto a Deus a considera. Não vêem o crime do ponto de vista de Deus" - (Norman Olson)

"A lei antiga do oriente prescrevia a pena de morte para crimes contra a propriedade, mas no velho testamento nenhum crime contra a propriedade é merecedor da pena capital. Mais uma vez, o ponto focal é o de que a vida é sagrada, não as coisas são sagradas. Qualquer que pretendesse destruir a qualidade da vida cometia uma ofensa capital contra Deus". - (Walter Kaiser Jr)

"Muitos tentam encontrar no 6° mandamento uma proibição à aplicação da pena de morte, dizendo que o "Não matarás", proibia qualquer execução. O argumento é curioso, porque via de regra é aplicado justamente por aqueles que negam a validade da Lei Moral de Deus para os nossos dias, mas utilizam esta mesma lei quando lhes é conveniente. Nosso entendimento, é de que, precisamente o sexto mandamento, reforça a aplicação da pena de morte, ou seja, ele não é, em momento algum, uma proibição à aplicação da pena de morte. - (F. Solano Portela Neto)

Sou Um Pé De Coentro Que Se Une A Todos Esses Dinossauros Da Teologia. João Calvino, Charles Hodge, Gordon Haddon Clark, R. C Sproul, Tomas de Aquino, não tenho certeza, mas acho que até Doutor Russel Shedd pensa a mesma coisa e tantos outros são defensores da pena de morte. Sem falar nos dois gigantes da teologia americana, John Piper e John Macarthur. Piper tem um video na internet em que ele fala abertamente que Deus deu esse poder ao Estado. 

Em contrapartida temos a ala do Gondins: "Não leio a Bíblia fazendo um “cut and paste” dos tempos semíticos para os atuais. Não consigo concordar com a pena de morte; não aceito que o Estado tome sobre si o direito de tirar a vida de um ser humano, por mais horroroso que tenha sido o seu delito". Gondin não usa a bíblia para combater a pena de morte, mas Vitor Hugo, um ativista dos direitos humanos.

Pontos Importantes Sobre A Pena De morte

1. O Brasil hodierno não tem estrutura para o exercício da pena de morte.
2. A pena de morte pertence só a Deus e ao Estado, não está ao alcance de mais ninguém.
3Biblicamente a pena de morte é para ser aplicada apenas aos assassinos de pessoas.
4. O conceito de pena de morte não é novo na teologia, vem desde antes da reforma.
5. A pena de morte valoriza o ser humano comunidade mais que o ser humano individuo.
6. "Não matarás" não é uma refutação a pena de morte, indica valorização da vida.
7Minha posição em relação a pena de morte, não é pessoal, mas ultra teológica.

Não peço a pena de morte, não quero ela, ela não é a solução para o Brasil atual. Como igreja precisamos acordar, carecemos de amor pelo outro, devemos chutar para bem longe toda indiferença a essa violência gratuita.

Não dá para aguentar mais noticias de mulheres estupradas, crianças mortas a facadas pelos próprios pais. Pessoas de bem sendo arrancadas de suas casas para serem mortas só pelo prazer de matar. O Brasil da impunidade é um vergonha. 

Não dá para aguentar mais um pais onde as pessoas estão se matando no transito, onde irresponsáveis assassinos enchem a cara de cachaça e saem como um míssil teleguiado buscando um alvo humano para destruí-lo.

Não podemos ficar de braços cruzados, precisamos nos indignar. Muitas pessoas não compreendem muito bem meu ponto de vista, mas a um sendo de justiça dentro de mim. Sempre gostei de Charles Bronson, quando assistia seus filmes meu sendo de justiça gritava dentro de mim, dizendo: Alguma coisa precisa ser feita. Hoje entendo que esse não é meu papel. Nunca gostei de ver o mais fraco ficar a mercê de monstros perigosos. O contrário de amor não é ódio, mas indiferença.

Talvez, vendo o que está acontecendo na sociedade brasileira você não pense em pena de morte, mas você como cidadão Brasileiro tem o dever de clamar por mudanças. O sangue de Liana Friedenbach estuprada, morta e desfigurada por Champinha. A perversidade cometida contra Isabela Nardoni, feita por aqueles que deveriam protege-la. João Hélio arrastado por bandidos por vários quarteirões. Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 47 anos torturada e queimada viva por demônios de duas pernas. O sangue dessas vitimas estão clamando e nós não estamos ouvindo, não porque não temos ouvido, mas porque nos fazemos de surdos. Que tragédia!

A Arma Mais Poderosa Da Igreja De Cristo

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. - (1 Timóteo 2.1-4)

Vamos orar!














O que não é uma célula