Pais são arqueiros filhos são flechas

Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.  - (Salmos 127.4)

    Fotos tiradas por Marcella Yumi Ando Machado

Do que uma criança precisa?

1. Ser amada:

Qual é a maior necessidade do ser humano? A necessidade de ser amado (a) está intrínseco dentro de nós.

O amor reconhece que pessoas são mais importantes que coisas. A inanição emocional é tão perigosa quanto a física. Um pai que não dedica amor aos filhos é tão péssimo quanto o que abandonou a família. 

Mais importante que presentes é presença atuante. Mara Maravilha ex apresentadora de televisão disse certa vez: Meu pai nunca me deu um presente.

Amar exige ação, amar exige expressão verbal: Eu te amo filho (a). Você quer ser amado pelos seus filhos? Lembre-se, amar é uma reação aprendida.

2. Sentir-se segura:

Como se transmite segurança para os filhos? Como passamos aquela sensação de conforto interno para eles? Como eles podem sentir-se em um verdadeiro lar? Como?

Uma das coisas que mais transmite sensação de segurança é ROTINA. Reclamamos dela, mas a ausência de rotina pode causar uma total insegurança na vida dos nossos nossos filhos. Exemplo disso: Mudar de bairro constantemente. 

Leia o que o site ABCDislexia fala sobre o assunto: "A rotina é uma organização consciente que a criança apreende desde o nascimento e que se inicia com o exemplo de ações ensinadas pelos pais, fazendo junto e cobrando suas repetições. O exercício da rotina deve ser iniciado através das práticas mais simples, tais como horários para dormir e acordar, cuidados com alimentação e higiene etc. Progressivamente, a criança é condicionada à disciplina e organização, arrumando brinquedos e objetos pessoais, até que tenha condições para selecionar a utilização do seu tempo; nessa fase, aprender a utilizar uma agenda pode ser de grande valia". 

Nada é mais importante para uma criança do que presenciar amor, afeto, afeição, carinho, respeito mutuo entre seu pai e sua mãe. União na família e o toque físico também são geradores de segurança.  

3. Aceitação incondicional:

Uma das feridas mais profundas na vida de uma pessoa é a ferida da REJEIÇÃO. Muitos jovens rebeldes estão passando uma mensagem de socorro para os pais quando se metem em confusão.

Somos capazes de fazer qualquer loucura para nos sentirmos aceitos. Isso é muito comum na juventude. Roupas que usamos, músicas que escutamos ou qualquer outra forma de nos incluirmos na tribo que escolhemos.

Meu pai disse a seguinte frase quando eu nasci: Agora eu vou mudar de vida. É uma frase que me sustenta até hoje. Entendi a grandeza do amor de Deus por mim através das expressões de amor do senhor Joel Machado. Em contrapartida, minha mãe caiu na bobeira de comentar isso com minha irmã, isso trouxe muitos problemas no relacionamento dela com o meu pai. Precisamos desse sentimento de aceitação.

4. Disciplina na medida certa:

Por que precisamos disciplinar nossos filhos?

{; Nossos filhos são inclinados para o mal: A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele. - (Provérbios 22.15)

{; Só disciplina quem ama: Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga. - (Provérbios 13.24)

Eugene Peterson: "A recusa em corrigir é uma recusa em amar; ame seus filhos por meio da disciplina".

{; A criança sem disciplina envergonhará seus pais em público: A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. - (Provérbios 29.15)

{; A bíblia nos exorta a não deixar de aplicar a disciplina, porém ela deve ser feita sem abusos: Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. - (Provérbios 23.13)

O abuso é cruel; a disciplina corretiva.
O abuso é injusto; a disciplina justa.
O abuso é excessivo; a disciplina equilibrada.
O abuso deixa marcas; a disciplina é inofensiva.
O abuso prejudica a auto-estima; a disciplina a valoriza.

Punição corporal sim ou não? A bíblia diz que sim, a psicologia diz que não. E você o diz?

5. Elogio afirmativo:

"Um elogio feito com sabedoria e sinceridade tem o poder de transformar nossos filhos naquilo que já são".

Conta-se que um casal de irmãos estavam brincando e pintando enquanto a mãe trabalhava. O menino Benjamim West começou a pintar o rosto da irmã. A tarde a mãe chegou do serviço e encontrou a casa toda bagunçada.

Ela olhou tudo o que havia acontecido ali, olhou para as duas crianças sujas de tinta, levantou a cabeça, olhou para o desenho, e pronunciou as seguinte palavras: Meu filho que desenho lindo. 

Aproximou-se dele, deu-lhe um beijo no rosto. Os anos se passaram, Benjamim agora era um pinto renomado, e nunca deixou de dizer: O beijo da minha mãe tornou-me um pintor.

O elogio cura feridas.

6. Deus:

Os próprios pais devem te comunhão com Deus. Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. - (Josué 24.15)

"Qual é a maior necessidade da família brasileira do século 21? "e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição". - (Malaquias 4.5-6)

A única macumba que realmente funciona são os despachos que os pais fazem dos filhos e os que os filhos fazem dos pais. Os pais precisam levar seus filhos a se conhecerem, a crescerem amando a si mesmos e a viverem satisfeitos.

Conclusão: - (Provérbios 22.6)

Instrui: Uma intensa dedicação e treinamento. O menino: Rapaz ou moça de qualquer idade que ainda viva sob o teto dos pais ou debaixo dos cuidados de qualquer figura de autoridade. No caminho em que deve andar: Adestra-lo no caminho dele não no seu. Você quis ser jogador de futebol ele não. Crianças são como flocos de neve, um é diferente do outro, cada um deles tem o seu caminho. E até quando envelhecer: Quando os primeiros sinais de amadurecimento chegarem ele estará de acordo com a idade.  Não se desviará dele. O jovem desenvolveu-se espiritualmente e vocacionalmente, tornou-se um homem e sabe o que quer.