Lição - 3 Escola dominical

As bases do casamento cristão

Texto áureo

Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo 
amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela(Ef 5.25)


Verdade pratica

O casamento cristão tem de ser edificado tendo como base
 o amor a Deus e ao próximo. Sem amor não há casamento feliz.


Leitura bíblica em classe

Efésios 5.22-28,31,33.

22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja: sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 - Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
31 - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
33 - Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Introdução: Uma criança brincava no quintal e nós sabemos como é criança, corre, pula, só falta voar. Nessa brincadeira de criança ela riscou o carro do pai. O pai chegou viu o risco e ficou irado, chamou a esposa, mãe da menina, e eles começaram a bater nas duas mãos da criança. Os pais revezavam nas pancadas. Bateram tanto que necrosou as mãos dela. Levaram ela para o hospital e a noticia logo veio através dos médicos. As duas mãos tiveram de ser amputada. O pai logo após receber a noticia deu um tiro na cabeça, e a mãe enlouqueceu. 

1. A vontade de Deus para o casamento- Um bom casamento começa com uma boa escolha. Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? - (2 Cor 6.14) 

- O homem deve desempenhar o seu papel no casamento: Amar sua esposa.
- A esposa deve desempenhar o seu papel no casamento: Respeitar seu marido.

Como o homem ama sua esposa?

- Dando sua atenção: O ser humano é a unica criatura q pratica sexo face a face
- Tendo apreço: Ela que que você a honre e a estime.
Apaziguamento: Ela quer que você diga " sinto muito".

Como a mulher ama seu marido?

- Dando sua presença sem palavras: Ombro a ombro. 
- Dando sexo para ele: - Fale sobre os hormônios e benefícios do sexo. (Pv 5.15)
- Respeitando sua autoridadeMuitas pessoas ficam perturbadas diante dessa afirmação: "Sujeitai-vos". A palavra usada por Paulo é HUPOTASSO. Que significa qualificar abaixo ou colocar debaixo. A mulher deve colocar-se debaixo da proteção e provisão de seu marido. 

2. O amor verdadeiro no casamento:

Não existe amor que resista a insensibilidade do marido e a rabugice da esposa.

A palavra “amor” na bíblia é quadrimensional:

Philia,  o amor amigo. Amor desfrutado pela Sulamita com Salomão. “O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios”. Esse amor precisa de reciprocidade. 

- Storge é o amor de pai para filho. Amor natural e instintivo. Até os animais amam seus filhotes. 

Eros é um amor biológico de homem para mulher. 

- Temos, o Ágape que é o amor de Deus derramado dentro dos nossos corações. É o amor da superação. Só com essa forma de amor um casal pode ter um casamento blindado. 

O apóstolo Paulo com sua pena na mão, descreve o ágape: - (1 Cor 13.4-8a)

O ágape é sofredor: Ser paciente com a pessoa que se divide os fardos.

É benigno: Reagir bondosamente ao ser maltratado. É um desafio não muito fácil, porém, muito recompensador. É abrir mão dos direitos momentâneos para herdar uma vida cheia de gozo e de bençãos vinda das mãos de Deus. 

O ágape não é invejoso: Manter-se feliz quando o marido ou a esposa prospera. 

O amor não se vangloria, não se ensoberbece: Não fica se crescendo diante do cônjuge. Pare de querer dar uma de pavão, seja humilde. 

Não se porta inconvenientemente: Não ser uma pessoa desagradável, quando a sogra vem em casa. Sua sogra não caiu do céu e quebrou a vassoura, ela é nada mais, nada menos, que a mãe da pessoa mais importante da sua vida. 

Não busca os seus próprios interesses: Não pensar só em si mesmo  mas se colocar no lugar do outro. Você gostaria de ser atendido no seu pedido, atenda o pedido dela (e) mesmo contra a sua vontade. 

Não se irrita: Deixe de ser melindroso, cheio de beicinhos  frágil demais. A etimologia da palavra melindre é, bolachinha da casca fina.  

Não suspeita mal: Não guardar as ofensas em uma caixa registradora. Já ouviu essa expressão  Em 1927 você disse todas aquelas coisas. 

Não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade: Não fica zombando do outro, por causa de algum vicio. Você joga peteca com seu cônjuge ou tênis? O jogador de peteca quando o outro joga mau, ele é que pede desculpas, mas o que joga tênis sempre busca marcar pontos no erro do adversário. 

Tudo sofre: Manter confidencial o que é desagradável no outro. Paulo está usando a palavra (telhado/cobrir) Pare de ficar contando que ele ronca, solta pum, fala palavrão ou não toma banho. Que fique entre ti e ele (a). 

Tudo crê: Continuar confiando no outro, que falhou. 

Tudo espera: Não deletar o outro esperando sua melhora. Pau que nasce torto morre torto. Mentira, isso é uma falácia, porque Deus pode desentortar qualquer pau, mesmo o cara de pau. 

Tudo suporta: Ser corajoso e resistente diante das lutas da vida, não desistir jamais. Já está desistindo do maridão? Por que está jogando a toalha? Deus já desistiu alguma vez de você? O amor jamais acaba: Alguém disse: Quero o divórcio, porque o nosso relacionamento deu game over. O amor não acabou. O que acabou foi a plenitude do Espírito. Amor é fruto do Espírito, não acaba nunca. 

3. A fidelidade conjugal:

Um dos princípios mais importantes do casamento é o principio da base sólida.

Eu era um muro, e os meus seios eram como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz. - (Ct 8.10)

Identifico cinco tipos de adultérios: O espirito do adultério mina o casamento.

1. Infidelidade psíquica: A mente torna-se um motel ambulante.

2. Infidelidade virtual: Chats e Facebook torna-se lugar de azaração.

3. Infidelidade circunstancial: Descuidou, não vigiou, foi atraído pelo pecado.

4. Infidelidade crônica: Um caso hoje, outro amanhã e daqui um mês outro caso.

5. Infidelidade relações triangulares duradouras: Vivem muitos anos nessa novela.



















Coisas de jovens

Video Game e as minhas maravilhosas lembranças de amigos, pai e parceiros




Meu vizinho tonho tinha um desses, nunca me chamou pra jogar, fazer o que?


1. Telejogo. Video game simples, tinha jogos na memória tipo paredão e tênis.








2. Atari 2600. Todos os meus amigos tinham um Atari. Quando encontro com eles sempre lembramos dessa época. Jogos que conhecemos, que jogamos juntos. Gosto muito de Atari, principalmente do jogo Frost Bit.







3. Odyssey². Joguei esse uma vez só, na casa do sobrinho de um amigo - Marcelo Costa. O jogo mais conhecido desse game era Didi na mina encantada. Era bem inovador.





4. O Nintendo Entertainment System (NES) Também joguei Mario na casa do Marcelo Costa, ainda não tinha o meu, até ver a propagando do Mega Drive 16 Bites. Fiquei sonhando com ele.






5. Mega Drive ou Sega Gênesis. Esse game marcou meu relacionamento com o Sr Joel Machado, meu pai. Fomos para o Paraguai, chegando lá, ele entrou em uma loja e pediu para o vendedor testar um Mega Drive. O vendedor testou e meu pai disse-lhe: Embrulha que eu vou levar. Nunca me esquecerei desse dia. Hoje qualquer um pode comprar um game, mas naquela época não era assim. (Obrigado Sr Joel meu super pai, um dia verei o senhor de novo) É difícil conter as lágrimas.



6. Super Game CCE. Primeiro video game que tive. Meu pai fazia pintura na casa do Sr Jamil. Na hora de receber pelo trabalho, Sr Jamil que trabalhava nas lojas glória ofereceu um SG CCE. Veio com o jogo Mr Postmam, marcou minha infância. Que saudades!





7. Super Famicom. É o Super Nintendo dos gringos, sempre achei-o melhor. Tive um por um tempo, a vantagem é que ele vinha sem trava, não precisava cortar as laterais dos jogos como no NES.









8.  Super Nintendo. Tive vários NES. Quando vejo um nintendo dispara o gatilho da memória. Lembro-me dos amigos: Inchado, Gambiara, Pintinho, Jamilzinho, Tikinha, e do meu oponente mais difícil de ser batido: O sapo. Jogos marcantes, Mario, Decapatac, Mortal, Street Fighter, Top Gear, e um dos jogos que eu mais gostava: Super pang. Tive também um Nintendo 64, e não gostei muito.






9. Sega CD. Era um mega drive que acoplava uma parte que aceitava CD. Muito fraco, acho que foi o primeiro video game com CD.

Não me lembro muito, mas parece que cheguei a ter um por alguns dias.







10. Sega Saturn. 16 anos atrás um amigo que estava no Japão ligou para eu e disse-me que estava vindo para o Brasil e se eu queria algo, eu lhe disse: Um ps1. Ele trouxe um Sega Saturn. Presente Inesquecível. Me deu vários jogos, como, Vampire Hunter, Futebol, Virtua COP com a pístola, Virtua Fighter e um jogo que eu mais gostava: Clock Work. Fui agora no Youtube e achei o jogo: 

http://www.youtube.com/watch?v=ECFw1PMfs_w






11. NEO GEO. Também tive um desses. Comprei desse meu amigo que veio do Japão, Luiz Fernando Fujii ou ICO. Jogava futebol SUPER SIDEKICKS, Samurai shodown, Word Heroes. A PSN está vendendo esses clássicos do NEO GEO.

No meio de 98 montei uma LAN de Games. Tinha um Nintendo, um Sega Saturn e um Neo Geo. Vivia lotado, tenho ótimas lembranças.



12. Ps1. Vendi todos os games e comprei um Ps1. Comprei mais por causa do Winning Eleven 3. E tinha também um campeonato Japonês. 

Não tem como olhar o Ps1 e não lembrar do Cadeirudo e do Marcio banana.Vários rachas. Já jogamos 12 horas sem parar. Loucura!







13. PS2. O que me marcou nesse game foi disputar um campeonato de PES 2009 na Igreja Batista Betel e após perder o primeiro jogo, me recuperar e atropelar a todos, até meu filho na final. 2x0 para o mestre









14. Ps3. O video game sempre fez parte da minha vida. Em 2010 minha mãe me desafiou a pintar a casa toda, e se isso se concretizasse ganharia um Ps3. Claro que aceitei. Fiz uma assinatura na PSN que custa 50 Euros por ano. Tenho mais de 60 jogos, mas o meu preferido é o FIFA 13. O melhor que joguei até agora. No começo da década de 90 cai dentro do rio Gamelinha correndo atrás de pipa. Quatro dias no hospital, dois pinos e braço enfaixado. E agora, como jogar? Eu tinha um controle Arcade,  daqueles de máquina. Me adaptei a jogar com ele, e era difícil ganhar de mim, principalmente o futebol do mega Word Cup 90




15. Ps4. Estou no aguardo. 

Obrigado pela visita!






















Coisas de homens


Nove coisas que os homens gostam e a décima eles gostam demais.


1. Comprar uma camisa xadrez. Tenho mais de dez dessas. Gosto muito da M. Officer  elas são caras, mas se você comprar mais de quatro peças o preço cai bastante. Minha esposa gosta muitos dessas, porque nunca precisa passar, e ela agradece demais.







2. Tomar café feito na hora. Na infância não tomava café, aprendi beber com meu pai. Um cafezinho passado na hora é bom demais. Sei que muitos homens não rejeitam um pretinho. Gosto do café do dia, já bebi de várias marcas, mas me acostumei a esse.  Só gosto de tomar café feito pela minha esposa. Ela acertou a doçura e a cor do café e eu adoro.






3. Jogar video game sem falar com ninguém. Sempre gostei, sei que muitos homens não se ligam em game, mas eu sempre estou atualizado. Já tive Atari, Nintendinho, Mega Drive, Super Nintendo, Sega Saturn, Neo Geo, Super famicom, Ps1, Ps2, Ps3, agora aguardo o tão falado Ps4. Uiuiui. Jogo muito futebol no game. Tenho muitas histórias pra contar. Amo jogar com meu filho do meio, só partidas cheias de adrenalina. Momento em família que nenhum dinheiro do mundo paga. Gosto de jogar com a minha esposa por perto, ombro a ombro, fico feliz só de saber que ela está por perto.
                                                                                 



4. Relógio G-shock. O celular fez muitas pessoas abandonarem o relógio, mas prefiro eles. Dei um relógio Tokyoflash que comprei num site japonês para o meu filho mais velho, dei o meu Champion Yot para meu filho do meio e dei meu Magnum para meu cunhado. Acho o relógio algo muito masculino. Gosto de combinar óculos e relógio da mesma cor. 







5. Usar camisa de time. Poucos homens que conheço não gostam de camisa de time. Tenho poucas, mas sei que é objeto de desejo de muitos homens. Estou me preparando para comprar a nova do Corinthians. Tenho uma do Botafogo de Ribeirão Preto, o material dela incomoda um pouco, mas as atuais são bem confortáveis. Elas são caras e o segredo é comprar a dos anos anteriores.


6. Pescar. Pesco desde criança. Minhas duas últimas pescarias não foram muito boas. Fisguei o dedo no riacho grande e fiquei no zero no pesqueiro. Estou louco para ir pescar, de preferencia no pé da serra. Pescar para o homem é um momento anti stress, momento de não pensar em nada. Só os homens conseguem isso. kkkk








7. Usar boné. Quando a esposa pede para o marido ir para o mercado, essa é a hora, pegamos o boné rapidamente e colocamos. Sou fã de toucas e de bonés, estou com dificuldades com esses bonés de aba reta, eles são muitos pequenos e sem controle de tamanho, prefiro os antigos. Esse a esquerda é da John John é super atual e caiu no gosto das celebridades.



           
8. Carros antigos. Perco a voz quando vejo um carro antigo. O design , o estilo, a cor, o interior, tudo. É lindo demais. Um dia ainda compro um desses. (Dedicado ao meu amigo Peter Jesus Vem)






9. Futebol. Normalmente homens gostam de futebol. Futsal, pelada de rua, fifa 13, assistir na TV. Quando nosso time ganha fica melhor ainda. Sou privilegiado, porque minha esposa assiste, comenta e ainda critica. Fico muito contente com isso!








10. Namorar e beijar na boca da esposa.
Beije-me ele com os beijos da sua boca;
porque melhor é o seu amor do que o vinho. (Ct 1.2)


O toque dos lábios:

- "Movimenta 29 músculos da face. 

- 32 da língua, num esforço que funciona como uma ginástica facial, ajudando a evitar o envelhecimento precoce, aguça o olhar, o tato, o paladar, o olfato e a audição.

- Além disso, eleva os batimentos cardíacos para aproximadamente 150 batimentos por minuto. Esse bombeamento sanguíneo aumenta a oxigenação das células, estimula as funções circulatórias e diminui a insônia e as dores de cabeça. 

- A cada beijo o corpo queima em torno 12 calorias e a produção de hormônios aumenta.

- O prazer que o beijo proporciona, tem como principal benefício o relaxamento causado pela liberação de uma série de substâncias, entre as quais a adrenalina e a endorfina, esta última responsável pela sensação de bem-estar, cujo aumento se dá frente a emoções intensas.

- A descarga adrenérgica propiciada por um beijo prazeroso alivia uma situação de estresse e de tensão, trazendo uma satisfação global. Por isso, beijar na boca acalma, ajuda a liberar sentimentos reprimidos, reduz o complexo de rejeição e alivia o estresse".

(Beneficios do beijo extraído do site: http:/equilibriototal.com.br)