O trem do inferno

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. - (Apocalipse 20.14)




“... Uma das maiores necessidades atuais é a restauração da verdadeira fé nas palavras de Jesus Cristo acerca do inferno”.

Palavras de Jesus acerca do inferno:

E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes (aquele) que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. - (Mateus 10:28) Aquele nesse texto é Deus, perecer não é aniquilamento, e quanto ao termo inferno, que nesse texto é Gehenna, se refere a casa do ímpio, depois do juízo final.

Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? - (Mateus 23:33) Jesus, refere-se aos fariseus como serpentes, apóstatas, falsos religiosos, pessoas além de qualquer verdadeiro arrependimento. 

Não gosto muito de piada, acho que não gosto nada de piada, nem de contar, nem de ouvir, mas atrevo-me a lhes contar uma expirado neste texto

Um vendedor de bebidas foi ao céu, chegando lá, surpreendeu-se por vender todo o seu estoque de pinga em três dias. Voltando ele para sua casa, logo pensou: Se no céu vendi todo meu estoque em três dias, no inferno, venderei em menos de uma hora. Muito empolgado com o sucesso da venda, dizia ele: - Vou investir todo o meu capital e irei ao inferno e certamente ficarei rico. Foi e comprou três caminhões de bebidas. Estando ele no inferno, há seis longos meses, ainda não havia vendido uma garrafa. Quase a explodir de neurose, o vendedor resolveu ir reclamar ao diabo. A passos largos chegou ele ao escritório da chifrolândia. Bateu na porta três vezes: Tum-Tum-Tum. O diabo atendeu com um ar hilário.

O vendedor perguntou ao diabo:

- Senhor diabo, por que no céu eu vendi todo meu estoque de bebidas em três dias, e aqui no inferno, já se passaram seis meses e não consegui vender nem uma garrafa? 

- O diabo olhou bem em seus olhos, deu uma gargalhada sarcástica  coçou o chifre, respirou fundo e lhe respondeu: Sabe por que? Porque aqui só tem crente, ninguém bebe, ninguém fuma, também nenhum deles usa drogas, porém, eles possuem um coração perverso, maquiado por uma aparência religiosa.

E se a tua mão te fizer tropeçar (pecar), corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. Ou, se o teu te fizer tropeçar (pecar), corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno. Onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. Ou, se o teu olho te fizer tropeçar (pecar), lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. Onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. - (Marcos 9:43: 48)

Jesus nos ordena a tomarmos uma atitude radical.  Seja o que eu faço-mão, onde eu vou-pé, ou o que eu vejo-olhos. Três vezes a palavra inferno é usada, significa que abandonar o pecado radicalmente é uma das mais importantes ações em favor da própria alma.

Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. - (Mateus 5.22)

E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o inferno descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. -  (Mateus 11.23)

Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito, sentadas em cilício e cinza, elas se teriam arrependido. Contudo, para Tiro e Sidom haverá menos rigor no juízo do que para vós. E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o inferno descerás. - (Lucas 10.13-15)

No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. - (Lucas 16.23)


Jesus fala sobre o inferno usando dois métodos:

No explicito ele fala abertamente, como nos textos acima, no implícito ele fala sobre um assunto e de uma maneira muito especial vai falando sobre a perdição eterna. "Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em troca da sua vida? Negar a existência do inferno, é portanto, excluir um aspecto do seu ensino. 

"A cada volta do ponteiro do relógio o inferno devora multidões". - C. H. Spurgeon 

O inferno é um lugar de separação. Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. (Mt 7:23) Judas, o chama de negruras das trevas. Seus habitantes ficarão longe da luz da presença de Deus.  

Isolados, desterrados, banidos, repudiados, exclusos e impedidos de ver Deus. Perda da vida eterna. - (Mateus 8:12) A bondade, amor, longanimidade estarão distantes do inferno, todavia, a ira de Deus em sua totalidade será bem presente no inferno desfavorecendo os ímpios.

Haverá fogo no inferno, talvez sim, talvez não, mas certamente será um lugar de separação total da presença de Deus:

Jesus disse: Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos. - (Mt 25:41).

O inferno é a manifestação da ira eterna de Deus contra o homem perversoPorque um fogo se acendeu na minha ira, e arde até o mais profundo do inferno, e devora a terra com o seu fruto, e abrasa os fundamentos dos montes. - (Deuteronômio 32.22)

É a sua santidade, justiça e amor posta em ação contra o pecado. O homem é livre para virar as costas para Deus, porém não pode escolher os frutos apodrecidos de sua maldade. Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. - (João 3.36)

O maior exemplo deixado por Deus para o homem maligno, foi a sua indignação lançada sobre os sodomitas. "Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno". - (Judas 1.7)

Palavras pronunciadas por Jonathan Edwards no seu célebre sermão, intitulado: "Pecadores nas mãos de um Deus irado" Eles merecem ser lançados no inferno. Assim, a justiça divina não se interpõe no caminho dos ímpios; nem faz objeção pelo fato de Deus usar seu poder para destruí-los a qualquer momento. Muito pelo contrário, a justiça fala assim da árvore que produz frutos maus: "... pode cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?" (Lucas 13.7). A espada da justiça divina está o tempo todo erguida sobre suas cabeças, e somente a mão de absoluta misericórdia e a mera vontade de Deus podem detê-la.

O inferno é um lugar de profundo lamento. (Mt 13:42-50) Sete vezes é dito "haverá choro e ranger de dentes" simbolo da dor e desespero daqueles que são excluídos do reino. 

"Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar". - (Deuteronômio 32.35)

Oportunidade recebida, oportunidade entendida, oportunidade rejeitada, oportunidade tardiamente lamentada. O pior ainda está por vir: Jesus disse: E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. - (Mt 25:46a) O inferno é o lar eterno dos zombadores da vontade de Deus. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu pai, que está no céus. 

Os ímpios irão para o inferno, sim, todas as nações que se esquecem de Deus. - (Salmos 9.17)

Mas os ímpios são como o mar agitado; pois não pode estar quieto, e as suas águas lançam de si lama e lodo. - (Isaías 57.20)

Encontrei-me com um vizinho e ele me contou a história da conversão de seu pai - (Adaptado por mim)

Dizia ele: Eu estava em uma estação de trem, vestido com alguns trapos e com uma mochila  velha nas costas. Lentamente, vi-me entrando em um dos vagões.

Estava despreocupado com o destino da locomotiva. Sem perceber o trem chegou ao fim da linha, desci apressadamente sem saber para aonde ir. Logo, comecei a sentir-me atormentado em uma terrível chama. Minhas mãos suavam. As plantas de meus pés queimavam como se estivessem sobre brasas. Os gemidos dos sofrimentos das almas penetravam meus ouvidos atraindo o pavor pra dentro de mim. O enxofre se agarrava a minha pele. Meus olhos ardiam como vinagre sobre a chaga. Meus lábios se secaram e minha saliva descia pela garganta como fel. Algo me consumia de dor. A aflição, ânsia, ódio e a cólera me cercavam. Era total amargura e agonia. Ergui os olhos vagarosamente, e vi o destino do trem, logo me espantei, pois estava escrito: “Trem do inferno”. Então, O desespero me abraçou. A angustia me beijou e o remorso bateu-me a consciência, dizendo: É Tarde demais.  Eu pranteava, gritava e clamava, para que alguém me socorresse daquele terrível tormento.

Chamei por Maria, José, Pedro e por todos os santos que me vinham à mente. Quanto mais clamava, mais agonizava, e por fim, lembrei-me de Jesus. Comecei a clama-lo de todo o meu coração. Aquele sofrimento cruel, cessou imediatamente. Acordei no meio da noite aliviado, e após está divina revelação; o velho religioso converteu-se no novo crente em Cristo Jesus. 

A parábola do trem do inferno:

O pecado são os trilhosPorque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. - (Romanos 6.23)

O mundo são os vagõesOra, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. - (1 João 2.17)

O maquinista é o diaboVós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.- (João 8.44)

O destino é o infernoEntrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. - (Mateus 7.13.14)

Vejo o trem do inferno sobre os trilhos do pecado, ele vem a toda velocidade sem saber o que lhe pode acontecer. A qualquer momento, ele pode descarrilar no abismo do inferno, e como no dilúvio e em Sodoma, Deus está prestes a manifestar a sua fúria e destruí-lo com sua mão esmagadora. Como bem disse Edwards, somente a misericordiosa de Deus, retém essa destruição anunciada.

Encerro dizendo que, Deus também tem um trem:

Jesus é o trilho.  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - (João 14.6)

O reino de Deus são os vagões. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. - (Mateus 21.31)

O espírito Santo é o maquinista. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. - (João 16.13)

O Destino é o céuNa casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. - (João 14.2)

Não perca tempo faça baldeação já!

Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante de ti. - (Salmos 89.14)