Oração líquida


Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro? - (Salmos 56.8)





Lamentações de Jeremias é um livro que revela um ministério: O ministério das lágrimas. Os meus olhos derramam lágrimas, e não cessam, sem haver intermissão. - (Lamentações 3.49)

O que são lágrimas? São um composto de fosfato, cálcio, cloreto de sódio e água. As lágrimas foram deixadas por Deus, como uma válvula de escape, como uma fonte que alivia as dores da alma. As lágrimas limpam nossos olhos permitindo uma visão mais nítida da face de Deus.

Vou relacionar a palavra lágrimas com múltiplas expressões e aplicá-las, facilitando assim o seu entendimento

As lágrimas das lágrimas:

Não temos lágrimas nos olhos, porque estamos carentes de paixão. Somos uma geração desprovida de misericórdia. O que certamente não acontecia com nosso mestre. Jesus chorou. - (João 11.35). Jesus chorou quando soube da morte do seu amigo Lázaro. Jesus se derramou em lágrimas, por causa da dureza de Jerusalém. Alguns o confundiam com Jeremias, por causa da sua comiseração pelos necessitados.

O mestre das lágrimas se comoveu ao se encontrar com uma viúva que estava indo enterrar seu único filho. Acredito que muitos de nós, já se acostumou com a situação deprimente dos doentes, encarcerados, loucos, viciados e tantos outros, mas Jesus não; ele sentia a dor do próximo. Jesus é o Deus empático, expressão muito usada por Ricardo Gondim. O Deus que sente as dores dos homens.

A palavra paixão perdeu significado em nossa sociedade. Paixão é sofrer pelas almas doentes e perdidas. Devemos orar para que Deus devolva aquilo que nunca tivemos: Paixão pelo próximo


As lágrimas que sensibilizam:

Ezequias ficou doente e recebeu a noticia que iria descer a sepultura. Imagine receber a noticia que o seu tempo acabou. Certamente perderíamos a fala, como o Rei Ezequias, que com poucas palavras, todavia, com muitas lágrimas orou a Deus e recebeu resposta para o seu desespero. Não pelas suas palavras, mas pelas suas lágrimas sinceras.

O general Boot do exército da salvação foi procurado por alguns evangelistas que lhes disseram: Tentamos de tudo para ganhar almas, mas não conseguimos. Ele lhes perguntou: Vocês experimentaram chorar, eles disseram, não, então, experimentem. Eles foram e tiveram êxito.

Parece que até os animais sabem do poder das lágrimas. Há muito tempo atrás vi uma reportagem de um caçador que ao apontar uma arma para um animal, ficou chocado ao ver as lágrimas descerem de seus olhos.

Ninguém resiste a um bebê chorando. Nunca se esqueça de clamar, gemer e chorar, porque Deus sempre estará sensível a um olhar molhado e um coração sofrido.


As lágrimas terapêuticas:

As mulheres choram cinco vezes mais que os homens. Não existe nada mais eficaz do que um bom choro. Ana sabendo disso, se derramou em lágrimas diante de Deus. Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava sentado, numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito. - (1 Samuel 1.9-10)

Creio que foram as lágrimas de Jó, que o sustentaram em sua adversidade. Disse Jó: Os meus amigos zombam de mim; mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus. 

“Clama ao Senhor, ó filha de Sião; corram as tuas lágrimas, como um ribeiro, de dia e de noite; não te dês repouso, nem descansem os teus olhos”. (Lm 2:18)

As lágrimas são um enigma para a ciência, mas para a bíblia é uma velha verdade que renova nosso interior.


As lágrimas que alegram:

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. - (Mateus 5.4)

William Hendriksen afirmou: “É o pranto daqueles que reconhecem sua bancarrota espiritual”. 

Significa que o choro aqui tem por motivação a nossa carência espiritual diante de Deus. John MacArthur tem a mesma interpretação, ele diz: “A dor que provém de Deus está ligada ao arrependimento que, por sua vez, está ligada ao pecado. Este tipo de dor significa sentir-se triste por ser um pecador”. O que se aprende aqui a partir do significado do termo usado por Jesus é que o tipo de choro descrito por Jesus não é algo superficial, visto que a palavra usada expressa a idéia de uma agonia íntima e profunda, não significa apenas a exteriorização de um lamento. Há uma ligação muito profunda entre a primeira bem-aventurança com a segunda. A primeira fala a respeito da humildade de espírito, o reconhecimento de que nada temos, nada somos e nada podemos. Considerando que somos totalmente incapazes diante de Deus, só nos resta chorar; que o choro seja sincero e profundo. Percebe-se que a felicidade dos que choram não está no fato de chorarem e sim no de serem consolados. Deus promete consolo àqueles que choram, àqueles que reconhecem a sua miséria e derramam a sua alma diante dele. Deus não despreza a dor do aflito, do quebrantado, daquele que se humilha na sua presença. (Trecho extraído do instituto Presbiteriano Mackenzie)

As lágrimas não são eternas:

Até o pessimista Salomão no livro de Eclesiastes disse: Há Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar. - (Eclesiastes 3.4)

Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. - (Apocalipse 21.4)


Antes da morte do meu pai, minha mãe estava entristecida ela me chamou, pedindo para que eu lesse um texto da bíblia. Eu abri no livro de salmos e li em voz alta: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. - (Salmos 30.5)

Toda a sua angustia vai passar, todas suas perdas também passarão. Nenhuma aflição é perene diante da eternidade com Deus.

O choro de Ana passou com o nascimento de Samuel. A angústia de Jó foi embora, quando ele recebeu tudo em dobro. As lágrimas de Ezequias sensibilizaram Deus, que o presenteou com mais quinze anos de vida. "Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas". - (2 Reis 20.5)

José, Jeremias, Jesus, todos eles plantaram com lágrimas e colheram com alegria. Deus está vendo as tuas lágrimas e derramará suas bênçãos sobre sua vida. 

Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão. Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos. - (Salmos 126.5-6)







Intimidade conjugal

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta o rebanho entre os lírios. - (Cânticos dos cânticos 6:3)






Intimidade conjugal é o processo, no qual o marido conhece cada vez mais sua esposa. E é, por ela cada vez mais conhecido. Ir juntos a igreja, orar juntos, buscar a Deus juntos é o alicerce de toda a intimidade do casal. 

É a intimidade espiritual que nos dá sustentação para avançarmos na busca de uma intimidade significativa

Trocar idéias, compartilhar experiências culturais, livros que leram, filmes que assistiram amadure a intimidade intelectual. "Não há assunto sobre qual o casal não possa falar". - Jaime Kemp

Falar sobre suas tristezas, medos, fracassos, falar sobre suas vivencias emocionais. Você é íntimo da alma do seu cônjuge? A palavra cônjuge quer dizer: Debaixo do mesmo jugo. Intimidade emocional é conhecer o coração do outro. É despir a alma da pessoa amada. 

A intimidade está aprofundando-se na vida de um casal, quando eles podem passar momentos a sós em silêncio. É uma intimidade interior. Eu não falo, e não ouço, apenas sinto. É ouvir o que as palavras não podem comunicar, é falar o que os ouvidos não podem ouvir. É fazer o silêncio vibrar através da presença do outro. 

Você caminha a sós com seu companheiro (a) Compartilha o pôr do sol com a pessoa amada? Maria Helena Matarazzo chama isso de intimidade estética ambiental. É desfrutar as belezas criadas por Deus, com a pessoa mais importante do mundo. 

Intimidade transcende os episódios do lar. Ela penetra na vida profissional, é intimidade no campo vocacional. Falar sobre o que acontece no trabalho. Ter prazer de compartilhar suas experiências triunfantes e frustrantes do seu local de trabalho.

A vida social também deve ser compartilhada a dois. Manter momentos de lazer juntos com os amigos gera saúde psíquica.  

E por fim, o sexo, que é a celebração da intimidade diária do casal. Sexo é intimidade sublime. Sexo permite que amigos se tornem amantes. Intimidade sexual é o toque amoroso,o abraço caloroso,o contato genital. Sexo no casamento tem três funções: Procriação, recreação e unificação. (Gn 2:24) Cânticos dos cânticos está recheado de ousadia e intimidade sexual. Leia (Ct 7:1-9) 

Intimidade conjugal: Necessidade essencial da vida a dois. Procure, busque e deseje intensamente ser mais íntimo de seu cônjuge.