O poder das atitudes dos pais





Exercer a função de mãe ou pai é algo que deve ser feito com amor e entusiasmo, mas deve haver preparo: Gostaria de compartilhar 10 ações poderosas e transformadoras dos pais na vida dos filhos.

1. O poder do exemplo:
2. O poder do amor:
3. O poder da participação:
4. O poder da adaptação:
5. O poder das regras e dos limites:
6. O poder da ajuda:
7. O poder da consistência:
8. O poder do bom censo:
9. O poder da explicação:
10. O poder do respeito:

1. O poder do exemplo:
* O que os pais fazem é importante. Somos modelos de comportamento para os nossos filhos. Grande parte dá influencia que nossos filhos recebem de nós, vem pelo exemplo que damos. Seus filhos estão aprendendo com suas expressões, suas opiniões e seus hábitos. O que você diz deve estar casado com o que você faz. 

2. O poder do amor:
* O que os filhos querem é tudo aquilo que o dinheiro não pode comprar. Faça seus filhos se sentirem amados. Você pode perguntar, mas como faço isso? Fazendo elogios de reconhecimento, dando atenção, expressando carinho, tocando.

3. O poder da participação:
* Você sabe quem são os melhores amigos dos seus filhos? Você sabe da condição emocional deles? Você já foi a alguma festa na escola dos seus filhos? Participar é mais proveitoso, do que dar presentes, é mais valioso, do que pagar uma escola particular, é muito, muito mais sublime, do que fazer uma conta poupança para o futuro deles, porque o presente é tudo para eles e a marca deixada pela sua constante participação na vida deles será eterna.

4. O poder da adaptação:
* Cada um dos seus filhos é um ser diferente. Leve sempre isso em conta! Cada um deles amadurece de uma maneira, cada um deles tem a sua personalidade. Na parábola do filho pródigo, aquele pai trata seus dois filhos de maneiras totalmente diferentes. Conheça o temperamento deles e aceite-os como eles são. Se ajuste para lidar e educar com seus filhos. Conselho prático: Dê atenção individual. Foi isso que fez de Suzana Wesley, a mãe de John Wesley um dos maiores exemplos de mãe bem sucedida do mundo. Obs: Ela não tinha um, dois, três, nem quatro filhos, mas mais de uma dúzia deles e investia na vida de cada um deles.

5. O poder das regras e dos limites:
* Regras funcionam como uma rede de proteção contra perigos desnecessários. Se nos valemos de muitas regras, criamos filhos apenas a motivação para a rebeldia, mas uma casa sem regras e limites está fadada aos caos. Deve haver flexibilidade. O maior exemplo que já vi foi da mãe do neurocirurgião Ben Carson. Ben, era conhecido como o aluno mais burro de sua escola, mas esse moço tinha algo que reverteria esse quadro dramático: Uma mãe sábia. Sua mãe percebeu que Ben precisava de limites. Ela tirou 90% da TV de seu filho. Impôs a leitura de 2 livros por semana. Isso tirou o fracassado Ben Carson da condição de asno da escola a condição de aluno exemplar. Aleluia! 

6. O poder da ajuda:
* Ajude seus filhos a se tornarem independentes. Deixe seus filhos fazerem suas próprias escolhas. Se você é Palmeirense deixe seu filho escolher o time dele, Se você é Vasco e seu filho quer ser Flamengo, isso é um problema dele. Você sonhava ser um advogado, não queira alcançar esse sonho por meio dos seus filhos. Se fizer isto estará cometendo um grande erro, que poderá custar uma grande decepção e frustração deles. O pai do filho pródigo não acorrentou seu filho quando esse desejou sair de casa, mas concedeu o direito de fazer suas próprias escolhas.

7. O poder da consistência:
* As regras precisam ser mantidas para que o hábito torne-se rotina. Começar um estilo de vida novo é difícil, mas prosseguir nesse novo estilo é muito mais difícil. A tendência é desistirmos, pararmos, esquecermos o que começamos. As regras e os limites só terão êxito se você através da sua consistência mostrar que essa é uma mudança realmente necessária.

8. O poder do bom censo:
* Evite castigos severos e cuidado com a perigosa violência verbal. É evidente que a punição não pode ser agradável. Não menospreze seus filhos dizendo: Você é um imbecil. Não ridicularize seus filhos, não humilhe seus filhos. Nunca diga a eles: Não posso crer que você é meu filho. Abandone as acusações, do tipo: Você transformou minha vida num inferno. Dê um stop na gritaria, porque o grito neutraliza o conteúdo da mensagem.

9. O poder da explicação:
* Explique suas regras e decisões. As melhores regras são aquelas que têm como origem uma relação aberta entre pais e filhos, e resultam de acordos que todos julgam se toleráveis. Evite usar a expressão: Porque eu disse...Um bom exemplo é o dos filhos que empinam pipa.Você coloca a regra, dizendo: Empinar pipa pode, mas usar cerol jamais, porque o cerol na linha de um pipa coloca em risco a vida de outras pessoas desnecessariamente. Certamente suas sensatas explicações ajudarão seus filhos responderem bem suas regras.

10. O poder do respeito:
* Procure manter um dialogo de mão dupla. No meio de uma conversa não interrompa-os, verbalizando: Cala a boca, se eu quisesse sua opinião lhe pediria. Woody Allen disse que até os cincos anos de idade, ele pensava que seu nome era "Cala a boca". Quanto mais prestamos atenção ao que dizem, mais teremos chances de sermos ouvidos.

Deus abençoe a sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário